ENGETECH ENERGIA
       
     
  Menu

 

 

Qualidade de Energia - Fator de Potência, Harmônicas, Perdas das Instalações

A qualidade da energia interfere diretamente no funcionamento e vida útil dos equipamentos conectados às instalações elétricas, podendo gerar distúrbios e prejuízos com manutenções excessivas. Realizadas medições com o objetivo de detectar as possíveis causas de problemas de funcionamento ou perdas de energia em instalações elétricas.

1) Medição de Grandezas
Instalação de um registrador de grandezas elétricas em cada secundário de transformador, de modo a extrair os valores destas grandezas em intervalos de cinco minutos durante o período mínimo de 24h.

2) Análise de Sobrecargas no Sistema
Com base nos dados coletados, analisa-se o comportamento da corrente e das potências elétricas, comparando-as com os valores de capacidades nominais de transformadores, disjuntores, seccionadores, cabos e todos os demais equipamentos que podem estar sofrendo sobrecargas.

3) Análise da Distorção Harmônica
Com base nos dados coletados, verificam-se os níveis das distorções harmônicas e suas frequências predominantes.

4) Análise dos Níveis de Tensão
Os dados coletados são processados e analisados em comparação com a resolução 505 da ANEEL, que estabelece os níveis de tolerância de sobretensões e subtensões, assim como o limite de frequência destes distúrbios, caracterizando o fornecimento como normal, precário ou crítico.

5) Análise do Fator de Potência
Com base nos dados coletados, analisa-se o comportamento do fator de potência em função do tempo e determina-se a necessidade, potência e tipo do banco de capacitores a ser instalado, assim como o seu fracionamento em estágios e pontos de instalação, com o objetivo de gerar economia com energia elétrica e/ou de aliviar condição de utilização da instalação.

6) Análise de Contas de Energia
A análise das contas tem como objetivo identificar o perfil histórico de utilização da energia elétrica, para comparação com o período medido. Esta análise pode gerar a identificação de outras formas de economia com energia elétrica.

VANTAGENS DA ANÁLISE DE QUALIDADE DE ENERGIA

– Conhecimento de pontos críticos da instalação que podem estar sofrendo sobrecargas, gerando a possibilidade de manutenção preventiva, sem riscos de paradas prolongadas.

– Conhecimento de possíveis distúrbios de tensão causadores de falhas de funcionamento ou redução da vida útil de equipamentos, gerando a possibilidade de redução de custos com manutenção.

– Possibilidade de economia com energia elétrica com a correção do fator de potência.

 

menu_eficiencia_energetica

SOLICITE UMA VISITA TÉCNICA, SEM COMPROMISSO

Veja também...
MOTORES ELÉTRICOS SISTEMA DE ILUMINAÇÃO SISTEMA DE BOMBEAMENTO SISTEMA DE AR CONDICIONADO SISTEMA DE COMPRESSÃO E EXAUSTÃO QUALIDADE DE ENERGIA

 

rodape
 

                   

 

© 2016 | copyrigth |  EngeTechEnergia  |  site desenvolvido por:

 

   (19) 98830-0218

Rua Arcides Bercke, 35

Q.ta Vila Verde - Leme (SP)